segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

ROCK CHILENO - ANOS 60


LOS VIDRIOS QUEBRADOS(FICTIONS- 1967)
A banda se formou em 1965, na Escuela de Derecho de la Catpolica no Chile. Primeiramente eram um trio com Cristán Larraín no baixo, Juan Garcés na bateria e Héctor Sepúlveda na guitarra e vocal. Após testes e desentendimentos com alguns guitarristas, entra o quarto integrante, Juán O'Brien. Depois de se apresentarem em um festival de rock na Escola de Direito, se destacam e são convidados a fazerem um teste na Odeon. Na gravadora lançam seu primeiro single com as músicas "Friend" e "She'll never know I'm blue",era o ano de 1966 . Este single aparece timidamente em algumas rádios, mas os shows no meio estudantil eram sempre bem recebidos e quase sempre lotados. Um ano depois, a gravadora decide apostar nos rapazes e prepara a gravação de um LP, o produtor convidado é Alberto Maturana, no meio do ano é finalizado a obra prima do rock chileno, o álbum "Fictions".

O fundador e guitarrista da banda, Héctor Sepúlveda conta:" Quando começamos a tocar rock&roll, na Escola de Direito, a banda era chamada The Lawyers(influência da carreira estudantil?), depois mudou para Los Cuervos(tequila?), até que ficou Los Vidrios Quebrados. No início a banda tocava covers de Beatles, Stones, Yardbirds e Kinks, tudo era tocado muito seco e rudimentar, nesta época era difícil de conseguir os discos destas bandas para tirar as notas, então íamos em uma loja de discos e ficávamos a tarde inteira ouvindo e anotando mais ou menos como eram as melodias, até as cordas das guitarras tinham que ser improvisadas pois eram caras e difícil de ser encontradas. A gente cantava em inglês pois queríamos ser diferentes das outras bandas chilenas de rock, a coisa de improvisar e experimentar novos ritmos e psicodelia eram coisas naturais da banda, pois como éramos jovens, estávamos abertos a todas as influências da época, ainda bem que só fisgamos as boas!!!. O nosso disco de estréia foi gravado em apenas 9 horas, por isto que o título é "Fictions"......brincadeira!!! "
Integrantes:Héctor Sepúlveda (Guitarra/Voz)Juan Mateo O'Brien (Guitarra/Voz)Cristián Larraín (Baixo)Juan Enrique Garcés (Bateria)


Nenhum comentário: