segunda-feira, 8 de outubro de 2007

EUMIR DEODATO


EUMIR DEODATO - Prelude(1972)


Não sou muito adepto de longas suítes instrumentais, de virtuosismos de 9 ou 10 minutos, porém tenho que me render à este álbum, além de me trazer fortes lembranças da infância, pois na minha casa no início dos anos oitenta, este vinil(na época) não saía do "toca-discos" do meu pai, ele nos apresenta o clássico "Also Sprach Zarathustra ", que "paga" o disco sem dúvida nenhuma. Eumir Deodato é um respeitadíssimo brasileiro, que começou sua carreira produzindo discos de bossa-nova nos anos 60. Um pouco da história dele:

"Em 1967, mudou-se para Nova York (EUA), convidado para escrever arranjos para Luiz Bonfá, tendo atuado, em seguida, como arranjador do disco "Beach samba", de Astrud Gilberto.Foi então contratado por Creed Taylor para trabalhar em discos de outros artistas lançados pela gravadora CTI, como Tom Jobim, Walter Wanderley, Paul Desmond, Aretha Franklin ("Let me in your life"), Frank Sinatra ("Sinatra & Co."), Tony Bennett e Roberta Flack ("Killing me softly", "Chapter" e "Quiet fire"). Atuou também com Wes Montgomery, Ray Bryant e Stanley Turrentine. Foi premiado pelas revistas "Billboard", "Cashbox", "Record World" e "Playboy", além de ter recebido um Grammy, na categoria Melhor Performance Instrumental pop/rock, e uma indicação para Melhor Artista Pop. Algumas de suas gravações foram incluídas em trilhas sonoras de filmes como "Being there" e "O exorcista", entre outros. Trabalhou com a cantora islandesa Björk, assinando os arranjos dos discos "Post" (1995), "Telegram" (1996) e "Homogenic" (1997). Ao longo de sua carreira, participou, como instrumentista, arranjador ou produtor musical, de mais de 450 discos (incluindo compilações). Foi contemplado com 16 Discos de Platina, como artista, arranjador ou produtor, sendo considerado uma personalidade internacional no mercado norte-americano de música. Em 2000, escreveu os arranjos da trilha sonora do filme "Bossa nova", de Bruno Barreto."(fonte:www.dicionariompb.com.br)

download:http://rapidshare.com/files/50871560/_1972__Prelude.zip

(thanks...radioladefichas)

Nenhum comentário: