quarta-feira, 21 de março de 2007

THE SONICS - HISTÓRIA



THE SONICS






A história dos Sonics começa em 1960, em Tacoma(Washington), quando Larry Parypa monta sua primeira banda, com Mitch Graber na bateria, um garoto chamado Stuart(Stu) Turner na guitarra e um saxofonista, e ás vezes baixista, chamado Jerry. No início de 1961, Andy Parypa(irmão mais velho de Larry) entra na banda substituindo o outro baixista, e por consequência muda também o saxofonista, um amigo de Andy chamado Tony Mabin. O som da banda muda um pouco, aproxima-se muito a outras bandas de Tacoma, como Wailers e Roamers, mas com um instrumental mais agressivo.Após muitas entradas e saídas de integrantes, por motivos explicados ou não, no fim de 1963 a banda começa a ter a sua formação clássica, com Gerry Roslie(orgão, piano e vocal), Andy Parypa(baixo), Larry Parypa(guitarra, vocal), Rob Lind(sax, harmonica) e Bob Bennet(bateria). Nesta época, o som da banda ainda era instrumental, apenas no início de 1964, Gerry assume os vocais. A primeira gravação veio logo, Buck Ormsby(baixista da banda Wailers) era proprietário da Etiquette Records e estava à procura de algo diferente na época, logo ficou sabendo que alguns rapazes estavam ensaiando no porão de um amigo em comum chamado Bob Bennet, Buck comenta: " Eu estava procurando por algo novo, algo que fosse diferente das outras bandas, uma banda que fizesse minha cabeça....quando eu entrei no porão do Bob e ouvi aquela explosão sonora...neste momento eu senti que havia achado algo!!! Gostei da guitarra, pois tinha um timbre sujo e selvagem, o vocal era extremamente alto e aos urros!!! "


A primeira gravação dos Sonics foi o clássico single " The Witch" com uma versão insana do clássico de Litle Richard " Keep a knockin" no lado b, foi lançado em 1964 pela Etiquette Records. O single tornou-se hit na região, principalmente depois do show da banda na Tacoma's Curtis High Scholl em novembro daquele ano. Após o estouro de " The witch", a banda entra novamente em estúdio e grava outro clássico, a demente e suja " Psycho", que logo vira hit local. O amadurecimento da banda era notável, com isto a gravadora decidiu que, aproveitando-se do sucesso dos primeiros singles, estava na hora de gravar um álbum inteiro. O disco foi gravado em 1965 no Audio Recording Studio de Kearney Barton(produtor local), a gravação foi muito amadora, o que propiciou todo aquele clima de garagem da banda, para a gravação foi usado um único microfone na bateria e, para captar toda a distorção da guitarra eles colocavam os amplificadores no último volume, até porque o nome da banda teria vindo de uma fábrica de turbinas para Boeings de Seattle! Os recursos para se turbinar o som eram escassos na época, o que não impedia que os Sonics inventassem parafernálias eletrônicas para potencializar e distorcer seus instrumentos. Os irmãos Larry e Andy Parypa eram "especialistas" em eletrônica, que mexiam (e destruiam!) nos amplificadores e microfones. Larry, o mais insano, chegava a congelar fios e auto-falantes, aumentar as resistências dos circuitos até queimar, para dar à banda a sonoridade necessária que chegasse aonde eles queriam.


Em fevereiro de 1966 sai pela Etiquette Records o segundo álbum da banda, foi todo gravado em um estúdio pobre em equipamentos, especializado em registrar artistas de country music(???), pelo impacto da banda no meio musical e seu estrondo com o público jovem,o disco intencionalmente chamou-se "Boom". As histórias que envolvem a banda são muitas, uma delas nos conta que na gravação do álbum "Boom" de 66, numa tentativa de dar mais aspecto de sonoridade ao vivo ao disco, eles arrancaram todas as caixas de ovos coladas à parede do estúdio usadas como isolamento de som! O álbum nos mostra clássicos da banda como " Don't be afraid of the dark", "Shot down", "Cinderella" e "He's waitin", e inesperados covers de Richard Berry com "Louie Louie", Litle Richard com "Jenny, Jenny" entre outros.Ainda em 1966, a banda já estava abrindo para grandes bandas/cantores da época como: Beach Boys, Jan & Dean, Herman's Hermits, The Kinks, The Byrds entre outros. Com o sucesso e já com seu público conquistado, a banda muda de gravadora e prova o gosto de um clima mais profisional, eles assinam com a Jerden Records, famosa por lançar a banda The Kingsmen e seu maior hit "Louie, Louie", cover de Richard Berry. O terceiro álbum foi todo gravado no Gold Star Studio em Hollywood, em 1967, e teve como produtor Larry Levine, muito requisitado na época. O clima da gravação foi todo muito profissional, o que incomodou o pessoal da banda, pois eles haviam perdido toda aquela liberdade do início da carreira, onde eles regulavam seus amplificadores e deixavam o som como eles quisessem. Curiosamente o nome do álbum era "Introducing The Sonics", curioso pois a banda já havia gravado dois outros álbuns, mas a nova gravadora queria que a partir deste disco a banda tornaria-se um pouco mais profissional, sendo melhor produzida e com maior qualidade de som, o que para o grupo era um imenso erro.O último 45rpm gravado pela formação original da banda foi com a música "Any way the wind blows", cover de Frank Zappa. Após este disco, a banda começou a se desmanchar, uns seguiram o caminho da faculdade, outros iniciaram outras bandas. O último membro original a deixar a banda foi Rob Lind em 1968.Em 1972, alguns membros originais da banda tentaram um revival, chegaram a fazer alguns shows muito bons, uma destas apresentações virou disco, novamente lançado pela Etiquette Records com o título de "Live fanz only", mas a volta durou pouco tempo. Hoje em dia, Rob Lind vive em Los Angeles e está envolvido com a indústria cinematográfica, Gerry Roslie continua compondo e cantando suas canções por aí e, Andy Parypa que aproveitou a sua saída da banda para estudar, hoje é professor. Sem dúvida, a originalidade do Sonics refletiu e continua a impressionar e influenciar bandas até hoje, grupos como The Hives(cópia descarada dos Sonics), Mudhoney, White Stripes, The Strokes e toda esta nova cena, tem muito à agradecer a esta maravilha vinda de Washington.



THE SONICS - BOOM(1966)

Nenhum comentário: